2 de maio de 2016

O primeiro Bolo de Casamento



Há uns tempos atrás recebo uma chamada da M. a desafiar-me para fazer o seu bolo de casamento. 

Requisitos? Sem gluten, sem ovos, sem açúcar, sem lacticínios. 100% Vegan e Macro. 
1ª reacção: MEDO!!! Mas isso é uma enorme responsabilidade.
2ª reacção: Bora lá, tudo é possível com amor e dedicação.
3ª reacção: Oh meu Deus, e se fica torto? E se cai?
4ª reacção: Confia!!! 

Depois de uns quantos telefonemas trocados com a noiva e alguns ajustes, na versão final o bolo teria que ter 6 Kg. Isso implicava fazer uns 3 andares. Com um recheio de "natas de coco" e morangos, a coisa seria bem frágil.  Entre pesquisas na net e conselhos de uma amiga experiente, optei pelo sistema de suporte com tubos da wilton para garantir que o bolo aguentaria todas as horas de espera.

Chegado o dia D, confesso que a ansiedade pairava no ar. Não havia margem para erro. Tudo tinha que estar alinhado. Acho que nunca executei cada tarefa com tanta concentração :) E agora vinha a parte que mais me assustava: transportar e montar o bolo. Lá fui eu até à zona de Sintra, na esperança de encontrar estradas rectas e sem buracos. Tudo certo até chegar à quinta - estrada de calçada tudo menos plana. A 10 km/h lá me safei. O bolo chegou relativamente intacto, apenas com uma mossa ou outra facilmente disfarçável. 

A base seria um tronco de árvore (enorme e a pesar toneladas) que a noiva conseguiu arranjar. Giro, certo? Nivelado? Nop! Tinha uma ligeira inclinação que só percebi quando comecei a sobrepor os vários andares. Este tinha sido o meu maior pesadelo nos últimos tempos: que o bolo não ficasse direito. Nada havia a fazer. Era simplesmente confiar que a lei da gravidade estaria do meu lado e que o bolo resistiria às horas de espera e ao transporte até ao salão da festa. Não faço ideia como o levaram com aquele peso todo mas, segundo soube no dia seguinte, aguentou-se bem. Missão cumprida! Yeaaaah!!! Viva o amor!

Fiz ainda umas sobremesas com os mesmos requisitos do bolo, mas só consegui fotografar as Bolinhas de cacau, com amêndoas e tâmaras.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentário: